8 coisas que você precisa considerar antes de fazer um mochilão
Se fazer um mochilão está nos seus planos, você precisa levar em conta algumas coisas. Não vai ser uma viagem de luxo, afinal, o objetivo é gastar pouco e ter uma experiência diferente, não é? Então prepare-se mentalmente com essas dicas:
1. Imprevistos acontecem
Se viagens muito bem planejadas em hotéis caros já estão sujeitas a imprevistos, imagina um mochilão. Imprevistos de todo o tipo podem acontecer. Vou dar dois exemplos de coisas que aconteceram durante o meu mochilão pela América Latina. No tour do Salar de Uyuni, na Bolívia, uma amiga ficou doente e mal conseguiu aproveitar alguns dias da viagem. Nesse mesmo tour, minha mochila, que ficava em cima do nosso jipe, ficou encharcada por um galão de água que estava mal fechado (e, consequentemente, todas as minhas roupas e tudo mais que estava lá dentro). Resultado: passei um bom tempo secando as roupas com um secador de cabelo minúsculo que a nossa colega de quarto emprestou.
2. Não vai ser tão confortável
Se você estiver esperando luxo e conforto, volte duas casas. Durante um mochilão, o mais comum é fazer couchsurfing ou ficar em um hostel; de ambas as formas, não é igual dormir em um hotel ou na sua própria cama. Você não tem tanta privacidade, tem que pensar nas outras pessoas e não pode deixar suas coisas espalhadas por aí. Na hora de entrar no quarto (ou sala, se sua cama for um sofá) durante a noite, é preciso tomar cuidado pra não incomodar os outros, fazer as coisas no escuro para não acordar os coleguinhas ao acender a luz… Tudo isso deve ser considerado.
3. A mochila é pesada
Viajar só com uma mochila tem todo um ‘glamour’ especial pra quem gosta da vida de aventuras, mas essa visão belíssima acaba quando você precisa andar com a dita cuja nas costas. Ela não é tão leve quanto muitos podem achar. Depois de horas e horas com uma mochila de 50kg ou mais nas costas você vai ver que não é tão fácil assim. Se você encontrasse um gênio da lâmpada durante o percurso, seu desejo seria chegar ao hostel, esticar as pernas e deitar sem nenhum peso para carregar.
4. Banho é luxo
Ok, esse fator depende do tipo de mochilão que você vai fazer. Mas se for um pouco mais roots, como uma viagem pelo deserto, esse é um fato que você precisa aceitar: você não vai tomar banho todos os dias. Então prepare seus lencinhos umedecidos, seu shampoo a seco e o desodorante.
5. É preciso ficar atento
Pessoas andando pela cidade com mochilas enormes nas costas são um alvo fácil. Preste muita atenção na agência de turismo com a qual você pretende fechar seus tours. Muitas agências online são fictícias e te fazem pagar antes pelas atividades. Quando você chega lá, nada; a agência não existe. Fique atento também com taxistas e motoristas, que podem aplicar golpes ‘pega trouxa’ na saída da esteira do aeroporto. Pergunte para os seguranças e polícia do aeroporto onde é seguro pegar um táxi.
6. É preciso ter cuidado dobrado com as suas coisas
Quem fica em hostel e em quartos compartilhados precisa tomar muito cuidado com os pertences: deixe a mala trancada, deixe as coisas de valor em cofres e leve tudo que for muito importante com você. Afinal, você não conhece as outras pessoas que estão no mesmo quarto que você.
7. Você vai ter que aprender a passar a noite em situações adversas
É possível que você passe a noite em um ônibus ou mesmo na estação de trem/aeroporto. Quando você quer conhecer muitos lugares em pouco tempo, vale mais a pena virar a noite viajando do que pagar um hostel, assim você economiza tempo e dinheiro.
8. É mais roots, mas a experiência é incrível
Sim, você vai passar por alguns perrengues. Mas é isso que faz do mochilão uma aventura única e inesquecível! Até mesmo as partes ruins vão virar história pra contar e se tornar parte da sua bagagem de vida. Afinal, como disse Cristóvão Colombo, você nunca poderá cruzar o oceano até ter a coragem para perder a costa de vista.
Escrito por Natália Grandi, jornalista e tradutora que ama conhecer novas culturas e viajar, seja com os livros ou com a mochila nas costas. É criadora de Conteúdo no WePlann.
Amei o site, parabens!!!
Oi Izabella, que bom que gostou! Espero que você volte sempre 🙂 Se tiver qualquer dúvida, é só deixar um comentário que respondemos o mais rápido possível! Abraços!