O que NÃO fazer no México

Você deve evitar algumas coisas no México e te listamos 9 delas:

1. Achar que algo NÃO é picante

giphy1

Um dos erros mais comuns dos viajantes é achar que algo da comida mexicana ‘não é tão picante assim’. Aqui vão algumas dicas para você não passar por essa horrível experiência:

  • Pergunte se a comida tem ‘chile’ (pimenta): se a resposta for ‘no tiene chile’, você pode comer tranquilo e sem temor. Se responderem ‘sí, tiene chile’, não prove, não olhe e não respire perto do prato.
  • Nunca pergunte: ‘arde’? É muito possível que a resposta seja ‘não’ e que você se arrependa de ter pedido molho extra ou um prato gigante. Os mexicanos estão acostumados a comer quantidades enormes de pimenta – quantidades que uma pessoa normal não aguenta. Ou seja, para eles pode ser que a comida de fato não seja picante, mas muito provavelmente vai ser pra você. Então é melhor evitar se você não quer terminar a refeição chorando e tomando 3 litros de água em menos de 2 minutos.

2. Nunca subestime o poder da tequila. Ou do mezcal.

giphy-1

Essas bebidas não são bebidas quaisquer. Não são água, vinho nem cerveja; elas merecem respeito – sim, respeito. É preferível que você meça seus shots e suas garrafas para não se arrepender das deciões da noite anterior na manhã seguinte.

giphy-2

Acredite nesses conselhos, sabemos do que estamos falando e preferimos que você aproveite do que se arrependa.

3. Não chegue perguntando onde está a estação de burros

giphy-3

A Cidade do México é desenvolvida, mas, assim como o Brasil, se encontra imersa nos estereótipos que existem sobre ela no mundo.

giphy-4

Não, as pessoas não se locomovem em burros, não usam ponchos no inverno, não usam sombreros e nem todos têm bigode.

4. Não se deixe intimidar pela afetuosidade mexicana

giphy-12

O México é conhecido pelo seu ambiente caloroso e amigável, diferente de muitos turistas, que estão acostumados às maneiras mais distantes de outros países – o que não é o caso dos brasileiros, então você não vai ter problemas lá! No México, assim como no Brasil, todos são amigos e todos são intensos. Os abraços e as línguas de origens latinas nos unem!

5. Os mexicanos não se importam de compartilhar, então não deixe suas coisas em qualquer lugar

giphy-6

Eles podem pensar que você quer compartilhar suas coisas com eles – e com isso você pode se surpreender quando for buscá-las e elas não estiverem lá

6. Não deixe de provar a comida local

giphy-7

Restaurantes de fast-food você encontra em todo canto, mas a autêntica comida mexicana, isso você não encontra em qualquer lugar. Não a subestime, ela vai encantar seu paladar e pode até roubar seu coração. Uma das melhores formas de encontrar pratos deliciosos é perguntando às pessoas locais dicas dos melhores lugares, mas você definitivamente não pode perder a comida típica. Você vai ficar fascinado!

7. Não tome água da torneira

giphy-8

Ainda que muitos estejam acostumados a beber água diretamente da torneira em seu país de origem, não recomendamos que você faça isso no México, a menos que haja uma placa que diga que é completamente seguro. Esse não é muito o caso do Brasil, mas é bem comum nos EUA (e aqui também tem gente que faz isso). É melhor comprar uma garrafinha de água ou cerveja – afinal, de algum jeito você precisa se hidratar, certo?

8. Não espere até o último minuto para passar protetor solar

giphy-9

Se você quer um bronzeado invejável, existem bronzeadores que vão te ajudar a ganhar uma cor sem machucar sua pele. Sugerimos que você passe protetor antes de sair e que reaplique várias vezes durante o dia, a não ser que você queira parecer um flamingo e terminar o dia com a pele ardendo. Você não quer ficar com a cor de um camarão, certo?

9. Não fique com a primeira opção. Nunca.

giphy-10

Seja para fazer um tour, comprar uma bolsa artesanal ou comer em algum restaurante, não se sinta comprometido a ficar com a primeira opção. Ainda que os vendedores tentem virar seus melhores amigos e sejam atenciosos com você, procure um pouco mais; muitas vezes, a segunda ou terceira opção têm melhores preços ou mais variedades.

E se você está de viagem marcada ou viajou recentemente, sugerimos que você leia 11 coisas para NÃO fazer no aeroporto (tenho certeza que você vai se identificar), 10 acessórios que vão te salvar em viagens e 5 dicas para viagens longas de avião. Se você tem algum conselho para quem vai viajar para o México, conta pra gente nos comentários abaixo!

Escrito por Karime Arteaga, amante dos gifs, aprendiz de mídias sociais e criadora de conteúdo no WePlann.com.

Traduzido por , jornalista e tradutora que ama conhecer novas culturas e viajar, seja com os livros ou com a mochila nas costas. É criadora de Conteúdo no WePlann.

Compartilhe:

Gostou deste artigo? Clique nas estrelas para avaliar esta postagem: