15 itens que não podem faltar no seu mochilão

Viajar de mochilão significa levar nas costas tudo o que você pode precisar pelos próximos dias, ocupando pouco espaço, facilitando a sua vida e fazendo com que você não se arrependa da sua decisão de bancar o andarilho. Errei muito, acertei bastante e, depois de alguns anos peregrinando por aí, cheguei a uma listinha de 15 coisas (algumas óbvias e outras nem tanto) que não podem faltar na sua mochila. Veja o que levar no mochilão:

1. Frascos para líquidos e cremes

O que levar no mochilão: potes viagem.

Se você acha que é só para quem viaja de avião (devido às restrições de segurança), está enganado. Lembre-se que o objetivo aqui é otimizar o espaço e peso da sua mochila. Além disso, confie em mim: você não vai querer ter o desprazer de descobrir que as suas poucas trocas de roupa estão melecadas de shampoo.

2. Cadeado

O que levar no mochilão: cadeado.

Muitos albergues disponibilizam armários, porém, na maioria das vezes você é que se encarrega de como quer mantê-lo fechado. Em um quarto onde várias pessoas entram e saem ao longo do dia, é conveniente sempre ter o seu próprio cadeado na mala.

Dica extra I: você sabia que o tamanho dos lockers varia muito de hostel pra hostel? Eu não sabia. Aprendi depois de tentar usar o meu cadeado grandão em diversos lugares e perceber que ele nem sempre cabia. Se possível, leve um grande e um pequeno.

Dica extra II: muitos albergues alugam ou vendem cadeados, apesar de eu já ter confiado nessa e acabado gastando uma fortuna em um.

3. Caderno e caneta

O que levar no mochilão: cadernos de viagem.

Você vai receber muitas dicas, passar por muitos lugares que vai querer visitar depois e… vai se esquecer de tudo. Prezando pela segurança, recomendo guardar um caderninho  na mochila em vez de tirar o iPhonão toda vez que quiser escrever um lembrete. Eu gosto de usar o meu pra guardar o meu itinerário, deixar uma página por dia e ter espaço pra rascunhar observações sobre cada parada da minha viagem. Também conheço quem use como um livrinho de recordações, com recados dos amigos que aparecem pelo caminho.

4. Neck pillow

O que levar no mochilão: neck pillow.

Se você for como eu, vai dormir em muitos trens, ônibus, aeroportos e lugares mais desconfortáveis como sarjetas. Eu investi em uma almofada mais turbinada, que REALMENTE te deixa confortável. É feita de memory foam, estilo aqueles travesseiros da NASA, e posso dizer que valeu a pena.

Dica extra: prenda o seu neck pillow por fora da mochila com aquelas tiras que sobram para não ocupar espaço dentro.

5. Lenços umedecidos

O que levar no mochilão: lencinhos umedecidos de viagem

Dependendo do quão guerreiro for o seu trajeto, é possível que você passe um (ou alguns) dias sem tomar banho. Sempre bom contar com essa possibilidade. Leve lencinhos umedecidos e me agradeça. Além disso, também alivia um pouco se você for andar bastante, suar ou passar o dia inteiro longe de torneiras. Contamos mais ainda com essa possibilidade.

6. Saquinhos de pano

O que levar no mochilão: saquinhos para viagem

Para meias, roupas de baixo, roupas de banho, acessórios, eletrônicos e o que mais você quiser. Num quarto de hostel com outras 10 pessoas, o barulho de sacos plásticos pode ser bem inconveniente se você chegar de noite ou precisar sair bem cedo pela manhã. Sacos de pano são reutilizáveis e não incomodam ninguém.

7. Toalha de alta absorção

O que levar no mochilão: toalha para viagem

Toalhas pequenas e que secam rápido são indispensáveis. Eu gosto da de microfibra, que absorve super bem e é mais parecida com uma toalha normal, bem fininha. Também há a toalha de natação, emborrachada, que ‘suga’ toda a água do corpo e deve ser guardada ainda úmida para não ressecar. É mais prática pra guardar de volta na mochila sem ter que esperá-la secar, porém, a desvantagem é que pega mau cheiro. Quando isso acontecer, você deve lavá-la com sabão neutro durante o banho.

Dica extra: com ambos os tipos, enxugue-se com leves toques, pousando a toalha no corpo e deixando-a absorver sozinha. Esfregar só espalha a água.

8. Chinelo

O que levar no mochilão: chinelo

Duas palavras: chuveiro comunitário. Uma regra: não pise descalço.

9. Papel higiênico

O que levar no mochilão: papel higiênico

Eis que encontrei essa maravilha num supermercado de São Paulo. Essa marca te dá rolos de papel higiênico para a casa com um miolo removível em vez de rolo oco de papelão. O meio já vem prontinho e compacto pra levar na mochila e você ainda evita o desperdício.

10. Adaptador

O que levar no mochilão: adaptador de tomada

É sempre bom ter o seu próprio e não correr o risco de ter que sair a procura de um no meio da viagem. Eu gastei um pouco mais e comprei um adaptador internacional no aeroporto de Guarulhos. Custou R$80, mas eu uso há 5 anos e já levei para a Europa, América do Sul, América do Norte e África. Sempre funcionou.

11. Carregador portátil

O que levar no mochilão: carregador portátil

É pequeno, leve e quebra um galho principalmente se você gastar a bateria durante o dia tirando fotos com o celular. Se possível, carregue durante a noite e saia com ele sempre cheio.

12. Porta passaporte e bolsa de documentos

O que levar no mochilão: doleira

Torna sua vida mais simples na hora de fazer check in, comprar uma passagem de trem, alugar um carro, reservar um tour ou em qualquer outro momento em que você precise ter seus documentos em mãos.

Dica extra: eu deixo meu passaporte trancado (olha aí o cadeado sendo útil) no hotel ou hostel e saio para explorar apenas com uma cópia autenticada ou RG/carteira de motorista/similar. No caso de alguma emergência, você pode voltar com a polícia ao lugar em que está hospedado e apresentar sua documentação completa, mas no caso de ser roubado e perder o passaporte, a dor de cabeça pode ser bem maior. Lembrando que essas dicas são apenas baseadas na minha experiência e não devem ser tomadas como instruções oficiais: vale levar com você o telefone das embaixadas e/ou consulados brasileiros dos destinos que visitar.

13. Caixinha de Tic Tac para acessórios

O que levar no mochilão: caixinha para acessórios viagem

Auto-explicativo e ainda evita o desperdício de plástico quando o Tic Tac acabar.

Dica extra: Não serve apenas pra Tic Tac, mas pra todo e qualquer recipiente de plástico que acabar em suas mãos. Antes de jogar fora, pense se aquilo poderia virar um item útil nas suas viagens – provavelmente a resposta será sim. O truque pra não acabar cheio de tralha é separar os que você vai levar na hora de fazer a mala e reciclar o resto. Assim, você só guarda os que realmente usou para repetir nas próximas viagens. Meu potinho de acessórios de cabelo está aí há uns 2 anos.

14. Gel antisséptico

O que levar no mochilão: gel antisseptico

Pode ser um tanto germofóbico da minha parte, mas não como com as mãos sem passar um gelzinho antes. Você provavelmente vai frequentar muitos banheiros públicos, pegar metrô e comer comida de rua com as mãos depois. Ninguém quer passar o resto da viagem doente.

Dica extra: esse aí é gel e hidratante, 2 em 1. Já economiza mais um potinho!

15. Tapa-olhos

O que levar no mochilão: tapa olhos

De novo, viaje preparado para dormir ou cochilar em qualquer lugar, mesmo que já tenha hotéis reservados. Você pode precisar repor as energias durante o dia num trajeto de ônibus ou dar de cara com um hostel sem cortinas na janela e, já que é um acessório bem compacto, vale a pena prevenir.

Dica extra: se você tem o sono muito leve, um par de protetores de ouvido deve acompanhar.

Agora é só botar a mochila nas costas e o pé na estrada. Você tem algum outro item indispensável para levar nas viagens? Conte o seu segredo pra gente nos comentários! 

Ingressos para atrações em Nova York, Miami e Orlando em 12x. Garanta o seu!

Escrito por Lígia Leite, jornalista, bacharel em Letras e viajante apaixonada por idiomas, música e por ver o mundo. É gerente de Conteúdo no WePlann.

Compartilhe:

Gostou deste artigo? Clique nas estrelas para avaliar esta postagem: