As melhores dicas para evitar o Jet Lag
Fadiga, mal estar, cansaço, dor de cabeça, irritabilidade… Você já ouviu falar em jet lag? É a alteração do nosso relógio biológico causada pelas viagens longas que bagunçam nossas rotinas e horas de sono, o que também acaba por alterar as funções do nosso corpo e o nosso humor. Quer saber o que fazer para não deixar o jet lag arruinar os primeiros dias da sua viagem?
Para começar, você precisa saber que os efeitos do jet lag se manifestam apenas quando há uma diferença de no mínimo duas horas entre o lugar de origem e o destino da viagem. Assim, se as distâncias forem curtas, você estará a salvo da fadiga mesmo se viajar com frequência. Se o seu voo for longo, não se desespere: há algumas medidas que pode tomar (além de manter o conforto no avião, como ensinamos nesse post aqui!).
Antes da viagem:
O melhor que você pode fazer é adaptar a sua rotina à do destino aos poucos. A rotina horária é sempre regida pelo ciclo de luz solar, portanto, se viajar ao Oeste, vai levantar e se deitar mais tarde; se viajar ao Leste, deverá levantar e se deitar mais cedo. Se você mudar os seus hábitos em algumas horas antes de deixar a sua cidade, conseguirá atenuar o choque! Para se acostumar mais fácil, também é muito importante ter descansado bem antes da viagem.
Não consuma cafeína ou bebidas alcoólicas – elas alteram o sistema nervoso e podem agravar os sintomas do jet lag. Mesmo se sentir aquele desejo por um café bem forte, resista! Você pode tomar um assim que chegar no seu destino (e terá valido muito à pena).
Durante o voo:
Viaje com roupa confortável que não aperte e não dificulte a circulação sanguínea. Isso vai evitar os inchaços pelo corpo, principalmente nos pés. Leia mais aqui!
Hidrate-se! Beba muita água durante o voo para compensar o ar seco do avião, fruto do forte ar condicionado.
Movimente seus pés e pernas sempre que puder. Você manterá a sua circulação ativa e não adormecerá as articulações.
A não ser que o voo seja noturno, de 7 a 9 horas, não é aconselhável dormir! Você provavelmente vai afetar ainda mais os ciclos de sono, o que poderá te deixar cansado ou demasiadamente acordado nas horas erradas quando chegar.
Se quiser mais dicas, consulte este post que indicamos lá atrás!
Depois de chegar:
Permaneça ativo! Tente fazer alguma atividade física no primeiro dia, pode ajudar a permanecer acordado durante o dia e dormir de acordo com a hora local. Mais uma coisa: saiba que sempre nos acostumamos melhor na ida no que na volta, animados para aproveitar a viagem. Sendo assim, siga estes conselhos especialmente na hora de voltar à rotina, ao trabalho e à normalidade de casa!
Não deixe as longas horas no avião te deixarem sem ânimo para curtir o seu destino! Deu certo? Tem mais alguma dica? Conta pra gente!
Escrito por Lígia Leite, paulistana viajante apaixonada por música e por ver o mundo. É criadora de Conteúdo no WePlann.