Bagagem para mochileiros: como montá-la?

Viajar durante um mês com tudo o que você precisa para sobreviver, com apenas uma mochila de 40 litros de capacidade, exige muita organização. Mesmo que a sua bagagem aparente não ter espaço suficiente, lembre-se: as aparências enganam!

Como você carregará o seu mochilão nas costas durante as férias inteiras, recomendamos fortemente que leve somente o imprescindível e necessário. Para começar a montar a sua mochila, selecione poucos itens, que sejam leves e que ocupem pouco espaço.

Por exemplo, em relação as roupas, traga mudas de linho ou algodão para apenas 7 dias. Afinal, ao longo da viagem você poderá lavá-las e reutilizá-las. Esta menção ao tipo de tecido faz referência à rapidez em que a peça secará. Além de economizar tempo, roupas molhadas pesam mais que as secas.

As únicas peças que você não precisa poupar são as roupas íntimas. Se por acaso você não puder tomar banho, esta será uma das poucas coisas que te farão sentir-se limpo. Uma dica útil e prática é ordenar suas roupas em sacos, assim você não precisará pensar em como combiná-las. Ao se vestir, basta pegar um dos sacos ao invés de selecionar peça por peça.

Ao que diz respeito à higiene pessoal, o mais recomendável é que leve uma ou duas toalhas de microfibra. Esse material seca rápidamente e ocupa menos espaço que uma toalha de algodão. Traga também um par de chinelos para evitar o risco de pisar em algo indesejado no chuveiro.

Quanto ao shampoo e sabonete, deixe para comprá-los no lugar de destino ou aproveite os frascos de cortesía. Se tiver espaço de sobra, um conselho que pode te salvar de um apuro é levar lenços umedecidos. Nunca se sabe se haverá papel higiênico ou até mesmo água nos banheiros.

O kit médico é algo que jamais pode ser deixado de lado. Horas de caminhada podem castigar os seus pés e não há nada pior do que andar com bolhas e feridas. Por isso, não se esqueça de levar band-aids, gases, esparadrapo e antisséptico. Se estiver acostumados com algum tipo específico de medicação, inclua na malinha de primeiros socorros.

Finalmente, mas não menos importante, escolha com atenção todo o material relativo a sua viagem: guia, mapas, itinerários, cantil, óculos de sol, filtro solar, um celular para emergências, gorro, boné e ou chapéu. Estes são itens básicos para qualquer mochileiro!

E, caso sobre algum espaço, carregue uma câmera fotográfica (sem esquecer o carregador e um adaptador de tomadas!), um livro e um diário para escrever sua experiência.

Como pode ver, 40 litros é mais do que suficiente para levar tudo o que necessita. Você tem mais algum truque para montar sua mochila de viagem?

Traduzido por . Cidadã do universo, jornalista e escritora, que ama qualquer tipo de viagem e comida. É criadora de Conteúdo no WePlann.

Compartilhe:

Gostou deste artigo? Clique nas estrelas para avaliar esta postagem: