7 dicas para combater o medo de voar

O medo de voar é inexplicável. É uma reação irracional que alguns viajantes sofrem quando embarcam em um avião. Ao observarem como a aeronave se move pela pista e inclina, sentem o coração acelerar. A ideia de não tocar o solo até chegar ao aeroporto de destino desencadeia suor frio e um estranho desejo de ficar em terra firme. Estressante, não é mesmo? Por isso, depois desta simulação de aerofobia, listamos dicas para combatê-la.

Mas, antes, por que temos medo de voar?

A origem do medo de voar é desconhecida. Pesquisadores tendem a relacioná-la a outros temores e fobias, como a claustrofobia ou o medo de altura. Outra possível causa pode ser a quantidade de cenas de ação e de acidentes aéreos armazenados em nosso cérebro, que emergem do nosso inconsciente em situações de estresse e desencadeiam o pânico.

Por fim, outra hipótese pode ser o desconhecimento sobre como a aeronave funciona e a falta de controle frente quaisquer problemas durante o voo. Seja qual for a origem do medo, vale importante lembrar que estatísticas apontam que o avião é o meio de transporte mais seguro de todos e que os pilotos sofrem mais acidentes em terra do que no ar.

Conselhos para superar o medo

Há pessoas que experimentaram métodos de hipnose e outras que recorreram a remédios. No entanto, nenhuma das duas é uma solução real para aerofobia. Os efeitos colaterais dos remédios, por exemplo, podem durar horas depois da aterrissagem. Por isso, recomendamos formas saudáveis e comprovadas de como enfrentar o medo e aproveitar a viagem.

  1. Escolha assentos no corredor. Desse modo, você evitará olhar para janela e não perceberá a altura em que o avião está.
  2. Não tome café ou qualquer outra bebida estimulante antes de subir no avião. Com o sistema nervoso alterado, será mais fácil se estressar e quase impossível relaxar. Troque a cafeína por suco de laranja.
  3. Hidrate-se durante o voo. A hidratação diminui os níveis de adrenalina. Levando em conta que atmosfera do avião é seca por causa do ar condicionado e a umidade do ambiente não chega a 5%, beba muita água.
  4. Viaje acompanhado. Se você não tiver a sorte de viajar com alguém, sugerimos que converse com os passageiros ao seu lado. Manter uma conversa durante o voo é uma forma de descontrair e de se distrair.
  5. Passatempos. Caso você não tenha com quem conversar, passatempos são uma ótima distração. Em voos longos, a aeronave geralmente vem equipada com televisores individuais com opções de filme, séries, músicas e video games. Em voos mais curtos, lembre-se de levar um livro, uma revista, um sudoku ou um tablet.
  6. Respire. Domine a situação por meio de uma respiração calma, profunda e contínua.
  7. Pensamento positivo. Concentre-se e acredite que tudo sairá bem. Os avião são, de fato, o meio de transporte mais seguro que existe para viajar.

Esperamos que esses recursos te ajudem a superar seu medo de voar ou a dominar a situação da melhor forma possível.

Você tem outra dica? Compartilhe!

Traduzido por . Cidadã do universo, jornalista e escritora, que ama qualquer tipo de viagem e comida. É criadora de Conteúdo no WePlann.

Compartilhe:

Gostou deste artigo? Clique nas estrelas para avaliar esta postagem: