Síndrome de Peter Pan: como combater a crise pós-férias

Depois do Natal e do Ano Novo, chega o (temido) mês de janeiro. Praia, sol e… infelizmente, as férias acabaram para muitos. É hora de retornar ao trabalho, aos horários e às responsabilidades. Sentiu uma tristeza ao ler isso? Pois essa é a famosa síndrome de Peter Pan, uma crise pós-férias em que desejamos ser crianças para sempre e não ter obrigação alguma – especialmente em pleno verão

Embora a sua caixa de entrada esteja cheia e a lista de afazeres longa, recomendamos que faça um esforço para não se estressar. A melhor prática para se adaptar à rotina de trabalho novamente é agir com calma, organização e, sobretudo, positividade frente às demandas. De forma gradual, você dará conta de tudo. E se você não sabe por onde começar, confira algumas dicas que podem te orientar a dar a volta por cima.

1. Projetos

Voltar ao trabalho não precisa ser um bicho de sete cabeças. Madrugar e fazer a marmita não serão os grandes estímulos do seu retorno, por isso concentre-se em seus projetos. Deixe que as suas tarefas te motivem e exaltem o seu lado mais criativo para enfrentar o cotidiano com força, vontade e garra.

Quando nos mantemos ocupados, o tempo tende a passar com fluidez. Este é o momento ideal para por as suas ideias engavetadas em prática ou para oferecer ajuda e se fazer útil. Usufrua do seu espirito leve e descansado das férias para dar um gás e botar para quebrar. Hora de erguer a cabeça e levantar os seus ânimos!

2. Pausas

Tempo livre, vida social e alegria não são exclusividades das férias. Aprenda a fazer pausas ao longo do dia para otimizar as horas de trabalho, marque happy hours com seus colegas e amigos e aproveite os finais de semana como se fossem “mini férias”. Talvez você não sinta a diferença de primeira, mas confie!

Tire a sua hora de almoço sem levar o celular, por exemplo. Embora seja uma atitude simples, proporciona um momento de tranquilidade e prazer que quebra a frenesi do dia. Outra boa prática é realizar atividades por puro lazer, sem compromissos, vez ou outra. Depois do trabalho, vá a uma peça de teatro ou tome um drink. No final de semana, faça um bate-volta para praia ou para o interior. Com sorte, você acalmará a sua veia viajante.  

3. Cursos

Ocupe o seu tempo livre com cursos. Esta é uma forma produtiva de passar o tempo e lidar com a tristeza pós-férias. Para viajantes, nada como um curso de línguas, não é mesmo? Se você já faz um ou quer fazer algo totalmente inusitado, deixe a sua imaginação ir longe. Que tal fazer aulas de mixologia ou de história do cinema?

Você também pode optar por algo que tenha a ver com a sua carreira. Uma iniciação em programação ou uma oficina de escrita criativa podem ser muito bem-vindos para comunicadores, por exemplo. Por hobbie ou como forma de se especializar, cursos são excelentes para sair da mesmice e para gerar empolgação durante a semana.

4. Exercícios

Se mesmo assim você ainda sentir os sintomas da crise pós-férias, aqui vai mais um truque: realize alguma atividade física! Seja um esporte, algum tipo de ginástica ou até mesmo sair para dançar, o importante é que você se movimente! A descarga de energia é a melhor aliada para eliminar o mau humor e a frustração.

Certamente, colocar o corpo em ação garante uma boa noite de sono e uma manhã ativa, mais relaxada e feliz – mesmo que em janeiro. Por isso, não hesite em se inscrever naquela aula de yoga que você namorou por tanto tempo, de ir ao parque para uma corrida ou de chamar seu grupo de amigos para uma balada. 

5. Planos

WePlann_BlogPT_Jan1_aviao

Conhece o ditado: ‘só se cura um amor com outro’? Pois só se supera uma viagem com outra! Antes de ficar triste por causa do fim das férias, já comece a traçar planos para a sua próxima viagem. Comece a fazer orçamentos, estipular datas e locais que gostaria de visitar. Não faz mal algum sonhar e, se voltar de viagem te deprime, canalize suas energias para a sua futura aventura.

A vontade de conhecer novos lugares, inclusive, é um grande fator motivacional para você cair de cabeça no trabalho. Afinal, viagens geram gastos e trabalhar é essencial para cobri-los. Como você pode ver, não há porque ter tanto medo desse mês. Mantenha a postura e a atitude positiva adquiridas durante as férias e você perceberá que, no geral, será mais fácil voltar a rotina. 

Você sofre dessa crise? Tem mais alguma dica? Compartilhe conosco!

Escrito por . Cidadã do universo, jornalista e escritora, que ama qualquer tipo de viagem e comida. É criadora de Conteúdo no WePlann.

Compartilhe:

Gostou deste artigo? Clique nas estrelas para avaliar esta postagem: