Duty Free: fazendo compras no aeroporto

De perfumarias a bombonieres, dar pelo menos uma olhadinha na infinidade de lojas do free shop faz parte de viajar para fora do Brasil. Seja na ida, na volta, ou até no aeroporto do seu destino, é raro faltar opções. Mas em que moeda comprar? É realmente mais barato? O que é permitido levar no avião? Nesse post, respondemos essas e outras dúvidas que você possa ter sobre fazer compras no Duty Free dos aeoportos internacionais.

Quanto posso comprar?

Flickr - Creative Commons (CC BY-NC 2.0) - Loin des yeux

Flickr – Creative Commons (CC BY-NC 2.0) – Loin des yeux

Para quem chega ao Brasil, o valor máximo permitido por passageiro é de U$500. O total é referente às compras feitas no Duty Free do desembarque, independentemente do que foi adquirido durante a sua viagem ao exterior. Há um projeto em tramitação na Câmara dos Deputados que visa aumentar esse limite de U$500 para U$1200. O Senado Federal aprovou a medida em agosto de 2013 – vamos torcer para que entre em vigor!

Também há restrições quanto aos produtos: você pode comprar até 24 garrafas de bebidas alcoólicas, com quantidade máxima de 12 unidades por categoria (por exemplo, 12 vinhos, 12 whiskies, etc.); 20 maços de cigarros de fabricação estrangeira; 25 unidades de charutos ou cigarrilhas; 250g de fumo preparado para cachimbo; 10 produtos de perfumaria; e 3 unidades de relógios, brinquedos, jogos ou instrumentos elétricos ou eletrônicos.

Do que preciso?

Flickr - Creative Commons (CC BY-NC 2.0) - Allan Lorde

Flickr – Creative Commons (CC BY-NC 2.0) – Allan Lorde

No caixa, você deverá apresentar o cartão de embarque e documento hábil para sua viagem internacional, como o passaporte ou, para viagens dentro da América Latina, a carteira de identidade. Tenha tudo em mãos na hora de pagar! As lojas podem ser movimentadas e você não vai querer atrasos, principalmente se estiver prestes a embarcar.

Em que moeda?

Isso varia de free shop para free shop. Dólares e a moeda local sempre serão aceitos e em Duty Frees grandes a flexibilidade é ainda maior. No aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, por exemplo, você pode pagar em Dólar Americano (USD), Libra Esterlina (GBP), Franco Suíço (CHF), Dólar Canadense (CAD), Euro (EUR), Iene Japonês (YEN) e Real (BRL).

Vale lembrar que, para compras em moedas estrangeiras no cartão de crédito, a taxa IOF de 6,38% será aplicada. Traveler’s checks também podem ser usados, se você preferir não pagar em espécie ou no cartão.

O que é o serviço de reserva?

Flickr - Creative Commons (CC BY-NC-SA 2.0) - Markus Bollingmo

Flickr – Creative Commons (CC BY-NC-SA 2.0) – Markus Bollingmo

Passageiros podem reservar os itens que desejam comprar sem custo algum. Para isso, é requisito ter um voo marcado, com embarque ou desembarque internacional, previstos para os aeroportos do Rio de Janeiro, de São Paulo, Florianópolis, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília, Recife, Fortaleza, Natal e Campinas.

As vantagens desse serviço são, principalmente, a garantia de que você comprará tudo o que deseja e a economia de tempo. Especialmente em alta temporada, os estoques do Duty Free se esgotam rapidamente e, se você não reservar, o item que você queria pode não estar na prateleira. Além disso, em vez de perder horas na fila do caixa, o passageiro com reserva conta com atendimento preferencial. Basta apresentar a passagem aérea e o documento informado durante a solicitação dos produtos.

Como faço para reservar produtos e resgatá-los?

Pelo site Duty Free, a reserva deve ser feita com antecedência máxima de 35 dias ou mínima de 3 dias úteis da data de retirada. Pelo atendimento online (chat), por telefone (0800 72 38379) ou nas lojas físicas, com antecedência máxima de 35 dias e mínima de 24 horas. Será necessário informar a data da viagem, aeroporto, documento, companhia aérea, número do voo, e-mail e telefone.

Após reservar, o passageiro receberá uma confirmação da disponibilidade dos produtos. É importante lembrar que cada pessoa pode realizar apenas uma solicitação de reserva por voo e que o pagamento é feito apenas ao resgatá-la. E se você quiser alterá-la, entre em contato pelo chat ou via telefone com ao menos 3 dias úteis de antecedência da retirada e aguarde a confirmação. Sua reserva ficará disponível na loja 24 horas antes e depois da data da retirada.

Reserve suas atividades em Nova York, Miami e Orlando e parcele em 12x

Posso embarcar no avião com as minhas compras?

Sim. A essa altura, você já despachou a sua bagagem e entrará no avião logo após passar pelas lojas do free shop. Os itens adquiridos no Duty Free do embarque são liberados para serem levados com você na cabine do avião, mesmo se forem bebidas, perfumes ou comida. O limite de 100ml para líquidos só valem para o que você traz de fora das áreas de embarque/desembarque: fique tranquilo!

As suas sacolas de compra serão lacradas e você não deverá abri-las antes de deixar o aeroporto. Recomendamos, porém, deixar as garrafas, frascos grandes e outros itens pouco práticos de transportar para serem comprados na volta: levar muitos artigos com você na cabine pode atrapalhar na hora de descer do avião, retirar a sua bagagem na esteira ou ainda ao se deslocar até o seu hotel.

Vou economizar?

WePlann_PT_DutyFree_4_Upload (1)

Muito provavelmente, sim. Os itens vendidos no Duty Free são isentos de impostos porque, teoricamente, você já não está mais em território nacional. Aí é que está a vantagem de comprar perfumes, chocolates e outros produtos importados: eles vêm em seu preço original, sem o custo extra da importação.

Apesar disso, algumas marcas (principalmente de maquiagem) têm preços tabelados que não são diferentes no aeroporto. As ofertas também são interessantes! Você com certeza encontrará promoções estilo “pague 2, leve 3” em diversos segmentos. Além da economia, a facilidade em comprar produtos dificilmente encontrados nos shopping brasileiros é uma vantagem a mais.

Para completar, apenas para quem optar por realizar a reserva de produtos, há uma lista no site com descontos exclusivos em alguns produtos selecionados. Fique atento antes de fazer a sua viagem, pois a seleção pode conter os itens que você procurava. Além disso, a reserva garante os preços do dia da reserva. Ou seja, se você solicitar produtos em promoção e o desconto acabar quando você for retirá-los, o preço não será alterado.

Tem diferença entre os Duty Frees de países diferentes?

Os preços variam e os produtos à venda também. Pra quem gosta de fazer compras, explorar os diferentes free shops pode chegar bem próximo de descobrir a cultura local! Os Duty Frees do embarque geralmente são mais completos do que os do desembarque (Rio de Janeiro e São Paulo são exceções).

Opte por fazer as suas compras na hora de embarcar no exterior com destino ao Brasil: você encontrará mais variedade, não correrá o risco de comprometer o orçamento da viagem (aquela sobrinha de dinheiro com certeza vai ter uma finalidade) e ainda estará a caminho de casa, o que faz carregar sacolas e mais sacolas não ser um problema tão grande assim.

No exterior, os Duty Frees de Londres (Heathrow), Amsterdam (Schiphol), Panamá (Tocumen), Buenos Aires (Ezeiza), Singapura(Changi), Dubai e Bangkok (Suvarnabhumi) têm a fama de estarem entre os melhores do mundo em termos de preço e variedade.

O que vale a pena comprar, então?

(Foto: Flickr | CC BY-NC-ND 2.0 |stratman²)

(Foto: Flickr | CC BY-NC-ND 2.0 | stratman²)

Perfumes, cosméticos, cremes e maquiagens estão no topo da lista. A variedade de produtos é incrível e os preços geralmente valem a pena quando comparados com as lojas em território nacional. As novidades também costumam chegar antes aos aeroportos do que às lojas comuns.

Doces, chocolates e bebidas alcóolicas também entram nessa categoria e são dignos de serem considerados nas suas compras no free shop: sempre há promoções e as grandes marcas internacionais são vendidas a preços super acessíveis (fora que você pode acabar levando algo típico do país, difícil de encontrar no Brasil).

Evite as roupas, acessórios e, principalmente, souvenirs: lojas específicas desses segmentos são mais baratas fora do aeroporto e a oferta de produtos não é tão diferente do que você encontraria em um shopping.

Recebi uma revistinha do free shop e joguei no lixo.

Fez errado! Fique atento aos catálogos e panfletos expostos em frente às lojas no embarque e desembarque. Você pode conseguir descontos exclusivos, promoções e até brindes como amostras grátis de cosméticos! Se tiver tempo de sobra, não custa dar uma folheada.

Reserve ingressos para atividades em Londres, Paris e Barcelona e parcele em 12x

Deixe um comentário contando o que você achou das dicas para fazer compra em aeroportos! Já testou alguma?

Escrito por Lígia Leite, com contribuições de Isabella Giordano. São criadoras de Conteúdo no WePlann. 

Compartilhe:

Gostou deste artigo? Clique nas estrelas para avaliar esta postagem: