Surpreenda-se com as diferenças culturais dos franceses
Uma das razões que faz com que culturas ao redor do mundo sejam tão incríveis e interessantes são seus costumes, que variam muito de um país para o outro. Um exemplo são os dos franceses, que podem até mesmo parecer um pouco estranhos para nós, brasileiros. Conheça alguns deles:
- Você já deve ter ouvido falar que franceses não tomam banho. Eles tomam banho todos os dias sim, só que geralmente de manhã. Aqui no Brasil é bem comum tomar banho de noite, e por isso o costume pode parecer estranho.
- Eles comem queijo em todas as refeições, até no café da manhã, mas o queijo não faz parte do prato principal. Franceses separam os pratos em entrada, prato principal, queijo, sobremesa e café, nessa ordem – sendo que o queijo é um prato por si só.
- É comum tomar vinho todos os dias durante as refeições.
- O pão também é um alimento que faz parte da cultura deles – e os franceses estão acostumados a comer pão puro, sem nada dentro.
- O banheiro dos franceses não é igual ao nosso. Na verdade, é normal ter dois banheiros, especialmente nas casas mais antigas, sendo um a sala de banho e o outro o toilete. O primeiro é equipado com o chuveiro e a pia, enquanto o toilete tem só a privada. Esse é um costume que difere bastante do nosso, principalmente porque muitos franceses não têm o hábito de lavar as mãos ao sair do banheiro.
- Muitos beijos! Os franceses cumprimentam as pessoas com beijos nas bochechas, geralmente dois, mas, assim como no Brasil, isso pode variar de região para região, chegando até mesmo a quatro beijos! Homens também se cumprimentam com beijos na bochecha – o que não é muito comum no Brasil.
- É comum se dirigir às mulheres como madame (senhora), e ser chamada de senhora mesmo quando jovem não é um insulto para eles.
- Isso aparece muito em filmes, e é verdade: muitos franceses têm o hábito de fumar, inclusive jovens – bem mais que no Brasil.
- A grande maioria dos bares, baladas e restaurantes fecham às 2h; por isso, eles começam a ficar vazios às 1h30, já que as pessoas precisam pegar metrô, que também fecha Às 2h. Alguns lugares ficam abertos até mais tarde, mas não é muito comum.
Escrito por Natália Grandi, jornalista e tradutora que ama conhecer novas culturas e viajar, seja com os livros ou com a mochila nas costas. É criadora de Conteúdo no WePlann.
Eu tomo banho de manhã.
E quando eu fiquei em um apertamento pelo Airbnb em Paris, no café da manhã tinha muita coisa doce, e não tinha queijo.