Conheça a história da comunidade gay de San Francisco
Se hoje o casamento entre pessoas do mesmo sexo é legal nos Estados Unidos, muito se deve à comunidade de San Francisco. O casamento gay foi legalizado pela Suprema Corte dos EUA em 26 de junho de 2015, marcando essa data que coincidiu com a 45ª Pride Celebration, a Parada Gay da cidade.
Dentre os bairros que marcaram história está Castro, que ficou conhecido como a “Meca dos Gays”. Ele era habitado pela classe trabalhadora branca (especialmente de descendência irlandesa) até 1960; no entanto, durante a Segunda Guerra Mundial, muitos soldados gays, dispensados do exército por sua orientação sexual, se estabeleceram no local.
Confira uma linha do tempo com alguns dos fatores que tornaram San Francisco “A Capital Gay da América”, definição dada para a cidade pela revista Life em 1964.
1908 – Primeiro bar gay em San Francisco
Apesar de terem havido outros bares gays na cidade, nenhum deles foi visível como o The Dash, o primeiro bar abertamente gay no qual os garçons se vestiam de mulheres. O bar foi fechado logo em seguida.
1955 – Primeira organização de lésbicas
Fundada em San Francisco, a Daughters of Bilitis foi a primeira associação política e social de lésbicas dos EUA.
1962 – Primeira associação de negócios gay
A Tavern Guild era uma organização composta por donos de estabelecimentos gays e boêmios. Essa foi a primeira associação de negócios abertamente gay e proporcionou uma das primeiras estruturas organizacionais para a comunidade homossexual.
1968 – Primeira organização de orientação transsexual
Depois da primeira revolta de transgêneros registrada nos EUA em 1966, que aconteceu quando a Compton Cafeteria não queria deixá-los entrar no seu estabelecimento, foi criada uma rede serviços sociais, psicológicos e médicos para transgêneros, a National Transsexual Counseling Unit (NTCU) ou Unidade Nacional de Orientação Transsexual, a primeira organização do tipo no mundo.
1970 – Primeira Parada do Orgulho Gay
No final do mês de junho de 1970, a primeira Parada Gay (Gay Pride) aconteceu no Golden Gate Park; era a primeira marcha por direitos gays do mundo.
1977 – Primeiro político Gay de San Francisco
Harvey Milk foi o primeiro político gay a ser eleito em San Francisco, tornando-se membro do Conselho de Supervisores da cidade.
1978 – Primeira bandeira gay de San Francisco
A bandeira de arco-íris como símbolo do movimento gay foi criada por Gilbert Baker, um artista de San Francisco, como resposta à demanda dos ativistas. Ele desenhou a bandeira com oito listras de cores diferentes: rosa, vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta.
1982 – Primeiros jogos gays
Essa foi a primeira iniciativa de jogos com atletas homossexuais. Foram mais de 1.350 participantes de 10 países que competiram em 17 modalidades no Kezar Stadium.
1983 – Primeira organização política bissexual
Foi fundada em 1983 a BiPOL em San Francisco, a mais antiga organização política bissexual.
2004 – Primeira Marcha Trans e primeiro casamento gay
A Marcha Trans de San Francisco é o maior evento de orgulho transgênero da cidade e um dos maiores do mundo, que vem acontecendo anualmente desde 2004. Também nesse ano foi concedida a primeira licença para casamento entre pessoas do mesmo sexo. Del Martin e Phyllis Lyon, co-fundadoras da Daughters of Bilitis, foram as primeiras lésbicas a se casarem nos EUA.
Escrito por Natália Grandi, jornalista e tradutora que ama conhecer novas culturas e viajar, seja com os livros ou com a mochila nas costas. É criadora de Conteúdo no WePlann.