9 livros inspiradores para viajantes
Pesquisar sobre o destino para onde você vai antes de viajar é essencial. Guias, blogs, fóruns e apps de viagem sempre trazem ótimas informações que vão te ajudar a se preparar para sua aventura. No entanto, que tal dar asas a sua imaginação? Selecionamos nove livros estimulantes e envolventes que te transportarão para outros países antes mesmo de você conhecê-los! Embarque na leitura!
- A sombra do vento (Carlos Ruiz Zafón)
- O tempo entre costuras (Maria Dueñas)
- On the road (Jack Kerouac)
- Casados com Paris (Paula Mclain)
- Cem anos de solidão (Gabriel García Márquez)
- A Insustentável Leveza do Ser (Milan Kundera)
- Na natureza selvagem (John Krakauer)
- Livre (Cheryl Strayed)
- Sob o sol da Toscana (Frances Mayes)
A sombra do vento (Carlos Ruiz Zafón)
Passeie pelas ruas de Barcelona em uma história repleta de mistérios e descobertas, que começa no ano de 1945. É o aniversário de 11 anos de Daniel e seu pai diz que está na hora de conhecer um lugar secreto: o Cemitério de Livros Esquecidos. Fascinado pelo labirinto de estantes, o garoto é convidado a escolher uma obra para si.
O tempo entre costuras (Maria Dueñas)
Protagonizada pela personagem de fibra Sira Quiroga, a história se passa durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939) e a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). A ponte entre Madrid, Lisboa e Marrocos vai parecer muito atraente nesse romance pintado por inocência, traição, perdas, espionagem e amor.
On the road (Jack Kerouac)
De New Jersey até a costa oeste dos Estados Unidos, pegue uma carona com On the road e atravesse os Estados Unidos de uma só vez! Narrado de maneira espontânea, como um fluxo de consciência, a obra leva o leitor literalmente de uma ponta do país a outra – mais de uma vez – e revela o lado tortuoso do American Dream.
Casados com Paris (Paula Mclain)
O cenário desta obra é a frenética e artística Paris dos anos 1920. Apaixone-se pelos cafés e bistrôs ao passo em que se envolve com a vida amorosa do icônico casal Ernest Hemingway e Hadley Richardson. Contado sob o ponto de vista da esposa, a narrativa revela as dificuldades e ironias enfrentadas na cidade do amor.
Cem anos de solidão (Gabriel García Márquez)
Encante-se com o fantástico universo deste romance, que se passa no vilarejo fictício de Macondo – inspirado em Aracataca, cidade natal do autor. Além de ser uma das obras que consagrou o Márquez, o clássico ajudou a projetar o gênero latino-americano do realismo mágico para o mundo.
A Insustentável Leveza do Ser (Milan Kundera)
Praga nunca mais será a mesma depois de ler A Insustentável Leveza do Ser. Em um misto de extrema felicidade , erotismo e romance em um tempo politicamente opressivo, a história é conduzida por quatro personagens: Tereza e Tomas, Sabina e Franz.
Na natureza selvagem (John Krakauer)
Depois de seguir o curso tradicional da educação formal, o jovem americano Chris McCandless abandona a sua realidade confortável para viver como um nômade, sem muitos pertences e com pouco dinheiro. Cercado por uma natureza infinita, sua jornada o leva até o Alasca. Esse livro é ideal para os aventureiros de plantão!
Livre (Cheryl Strayed)
Outra boa dica para viajantes radicais! Motivada por uma fase solitária, Cheryl a caminhou 1.770 km da Pacific Crest Trail – trilha que atravessa a costa oeste dos Estados Unidos – sozinha. Sem preparo para caminhas de longas distâncias, a autora enfrentou a exaustão, o medo, o frio, o calor, a privação de comida, água e sono e, não menos importante, a si mesma.
Sob o sol da Toscana (Frances Mayes)
Como o título indica, este livro se passa na região da Toscana, na Itália. A história relata os primeiros anos, nem sempre fáceis, de Frances e seu marido Ed em uma vila, na província italiana. Deixe-se levar pelos balcões antigos, pelos pomares e pelas vinícolas que compuseram a experiência da autora.
Antes ou durante, não importa. Livros são ótimos companheiros para viajantes – especialmente para quem se aventura sozinho, tem medo de voar de avião ou não perde a oportunidade de se perder na própria imaginação! E você? Quais livros acrescentaria a essa lista?
Escrito por Isabella Giordano. Cidadã do universo, jornalista e escritora, que ama qualquer tipo de viagem e comida. É criadora de Conteúdo no WePlann.