Por que algumas pessoas nasceram para viajar? A ciência explica
Se você tem uma constante necessidade de buscar aventuras e não há nada que o faça desistir dos planos de conhecer os 4 cantos do mundo, talvez essa vontade esteja relacionada a um fator genético. Uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade da Califórnia em Irvine revelou que isso pode ser rastreado a um gene associado com os níveis de dopamina no cérebro, que é responsável pela sensação de prazer.
O estudo “Migração da População e a Variação das Frequências dos Alelos do Receptor de Dopamina D4 (DRD4) ao Redor do Mundo” começou com uma pesquisa por elos entre o receptor de dopamina D4 e o distúrbio de déficit de atenção. Mas no processo da pesquisa, foi descoberto que alelos do gene DRD4 estão presentes em pessoas com personalidades que buscam novidades, emoção, que são hiperativas e gostam de correr riscos. Isso foi proporcionado pela análise dos padrões de migração e a distribuição de genes em seres humanos pré-históricos.
Esse gene foi apelidado de ‘gene de wanderlust’ (palavra que significa um grande desejo de viajar e conhecer lugares novos), já que portadores dessa informação genética quase sempre tinha um largo histórico de viagens. Temos muito a agradecer aos ‘wanderlusters’, os viajantes natos. Foram eles que levaram as civilizações humanas para outros lugares além da Mesopotâmia.
Em outra pesquisa, o jornalista David Dobbs, da revista National Geographic, investigou por que humanos viajam e as evidências apontaram novamente ao gene DRD4; há vários estudos que relacionam o gene com uma grande vontade de explorar lugares, ideias, comidas, relacionamentos, buscando sempre movimento, mudança e aventura.
No entanto, o gene não é tão comum assim; ele é encontrado em apenas cerca de 20% da população. Será que esse é o seu caso?
Escrito por Natália Grandi, jornalista e tradutora que ama conhecer novas culturas e viajar, seja com os livros ou com a mochila nas costas. É criadora de Conteúdo no WePlann.
Faço parte desses 20% com certeza. Todo dia me imagino em um lugar diferente,crio situações. E quando faço aquela viagem que sempre sonhei me sinto tão realizada.
Que legal, Jaqueline! Então você realmente faz parte desse grupo de viajantes. Somos duas 🙂
Beijos!
Uma valiosa informacao! Sou Wanderlust e tenho rote iros de Víagens para muito sanos na minha mente! Onde acho este Artigo em Inglés para meu marido
Oi, Ester!
Muito obrigada pelo comentário, fico feliz que tenha gostado! Esse texto em inglês fala sobre o mesmo assunto: http://news.bitofnews.com/the-wanderlust-gene-why-some-people-are-born-to-travel-all-over-the-world/
Viajar é a melhor coisa do mundo. Seja pequena ou grande viagemme sinto muito feliz,desdeo inicio da programação até a realização do sonho!!
Totalmente!!!! Sim