Truques e conselhos para viajar sozinho
Viajar sem companhia se tornou uma prática muito habitual, seja por não depender da família, de filhos ou até por não coincidir com os gostos de amigos. Estas são algumas das razões pelas quais viajantes decidem explorar o mundo sozinhos. Vai se aventurar desacompanhado? Confira algumas dicas importantes!
1. Informe-se a respeito dos lugares que irá visitar
Após selecionar o seu destino, busque informações sobre os lugares que deseja conhecer. Recomendamos que navegue por sites oficiais do país que visitará, fóruns e blogs de viagem. Além disso, pesquise em guias de viagem. Um dos mais conhecidos e recomendados é o Lonely Planet.
2. Organize o seu tempo
Decida quantos dias vai viajar e quanto tempo passará em cada lugar. É sempre bom ter uma ideia de roteiro a ser seguido para não se perder no tempo, pois mudanças de plano sempre podem acontecer!
3. Realize algumas reservas
Reserve apenas o que for imprescindível, como transporte de ida e volta, diárias das primeiras noites ou o que esgota rapidamente. Se quiser ir a um musical ou a uma atração muito requisitada, por exemplo, é recomendável que reserve com meses de antecedência.
No entanto, se a sua viagem é ao estilo ‘mochilão’, não há tanta necessidade de realizar reservar. É melhor que se planeje um ou dois dias antes de viajar para um novo destino – o que também facilita mudanças ou cancelamentos.
4. Evite zonas de perigo ou risco
Nunca baixe a guarda, pois turistas geralmente são alvos de furtos. Além de ter cuidado por onde anda, não deixe de contratar um seguro de viagem cuja cobertura seja internacional nas áreas de saúde, roubos, acidentes, etc. É sempre melhor estar prevenido!
5. Faça cópias do seus documentos
Carregue cópias de sua carteira de identidade nacional, de saúde, de seu cartão de crédito e de seu passaporte. Se perder alguns deles ou for furtado, ao menos você terá uma cópia para levar ao consulado se precisar viajar. O blog Bidu explica direitinho a importância de guardá-los em locais seguros, além de fazer as cópias autenticadas. Como contam, reemitir um documento pode custar bem caro e ser uma dor de cabeça imensa.
6. Atente a sua vestimenta
Leve em conta que, em alguns lugares, a forma de se vestir pode ser ofensiva ou inapropriada para cultura local. Portanto, informe-se a respeito dos costumes e práticas do destino para onde irá viajar. Assim, você não será pego de surpresa.
7. Leve dinheiro físico
Não recomendamos que leve uma grande quantia, mas é aconselhável ter um pouco de dinheiro físico na moeda local para situações específicas, em que não se aceita cartão de crédito, e para possíveis emergências.
Você já viajou sozinho? Conte a sua experiência para nós!
Traduzido por Isabella Giordano. Cidadã do universo, jornalista e escritora, que ama qualquer tipo de viagem e comida. É criadora de Conteúdo no WePlann.
Tenho feito várias viagens sozinha , a ultima foi na Europa Londres ,Amsterdam,Bruxelas e Paris ,foi tudo muito legal e digo várias coisas que comentou no seu blog ,planejar é a melhor dica é ficar sempre em alerta e aproveitar,estou com 55 anos ,aposentada ,marido ainda trabalha e filhos tem seus compromissos, se ficar esperando pela companhia de algum deles irei perder as oportunidades que estão por aí , então decide aproveitar ,em alguns lugares faço cursos de inglês e aproveito .Suas dicas são ótimas ,vejo muitas pessoas que gostam de viajar mas tem receio de se aventurar ,o mundo está aí é só aproveitar os lugares,culturas ,pessoas ,gastronomia etc , sem gastar muito é só uma questão de planejamento.
Maria, fiquei muito feliz ao ler o seu comentário! Espero que siga viajando e explorando o mundo.
beijinho!
Isa
Eu tinha medo de viajar sozinho, mas depois da primeira vez, viciei!
Eu também, Ednario! Sentia que precisava de companhia para compartilhar momentos, mas aprendi a apreciar a solitude e conhecer novas pessoas! É realmente viciante!
Precisando viajar, faz tão bem.
Sempre! rs
Excelente post, bem escrito e bem explicativo. Muito bom, ta de parabéns!
Obrigada, Bianca!
Volte sempre,
bjs