A experiência de visitar o Empire State Building, ícone de Nova York
Cartão postal de Nova York. Tema de várias músicas sobre a cidade. Cenário de filmes como King Kong. Um dos arranha-céus mais famosos do mundo e um ícone do skyline da Big Apple. Se você não tirar pelo menos uma foto com o Empire State Building ao fundo, as pessoas vão duvidar quando você disser que foi a Nova York!
Brincadeiras à parte, subir ao seu topo do ESB e visitar seu observatório é parte do roteiro básico para quem visita Nova York pela primeira vez. E pela segunda. E pela terceira. Eu já fui para lá mais de uma vez e hoje te conto um pouco sobre a história e a experiência de visitar esse marco nova-iorquino.
História e arquitetura do Empire State Building
O lobby do Empire State, declarado Marco Histórico pela Landmarks Preservation Commission, por si só já é um grande representante da sua história. Ele tem arquitetura no estilo art déco, uma homenagem à Era Mecânica. Lá você vê várias engrenagens desenhadas nos murais, sendo que todos têm muito estilo e luxo, decorados com folhas de ouro. A representação clássica do Empire State, um desenho do prédio com raios de luz saindo do seu mastro, é um ícone de NY.
Para restaurar a estética do design original do projeto, em 2009 foi iniciado um processo de restauração do prédio que envolveu historiadores, artistas e artesãos especializados que usaram como guia documentos históricos, fotos, esboços do design original, plantas do prédio e análise forense de elementos arquitetônicos existentes. A reforma durou quase 2 anos! É engraçado pensar que a reforma levou quase 2 anos, sendo que a construção do prédio, iniciada em 1930, levou cerca de 13 meses para ser concluída!
Os 103 andares do arranha-céu chegam a uma altura de 381 metros, mas considerando a torre e a antena, ele chega a 443 metros. Quando foi inaugurado, era o prédio mais alto do mundo – e manteve esse título por 40 anos, até a construção das Torres Gêmeas. Hoje, ele é considerado o prédio mais famoso de escritórios do mundo. A maioria dos seus andares abriga empresas diferentes e o térreo abriga lojas e cafés, como o Starbucks.
Observatório do ESB: a experiência
O Empire State tem 5 entradas diferentes, mas para subir ao observatório, você deverá entrar pela 5th Avenue. Sua experiência já tem início no momento em que você entra no saguão.
DICA DE INSIDER: não deixe para comprar o seu ingresso quando chegar lá. Se pessoas ao redor do mundo inteiro conhecem esse marco, imagina a fila para comprar a entrada no próprio prédio! Você pode tanto comprar sua entrada para o Empire State Building online e separadamente quanto comprar o CityPASS, que vale muito a pena. Com o CityPASS você tem acesso a várias atrações de Nova York e economiza bastante no valor total.
Uma vez que você passar pelas filas (quem compra antes ou quem tem o CityPASS pula várias das filas), você passará por um procedimento de raio X (como o de aeroporto). Depois disso, você vai subir para o 80º andar em um elevador que por si só já é uma atração. Durante toda a subida, há um filminho que passa no teto. É comum que os ouvidos entupam um pouquinho, já que o prédio é bem alto.
Como mostra a placa acima, o 80º andar é o primeiro piso do observatório e o andar que tem uma exposição sobre a história do Empire State, contando como foi sua construção, sobre sua arquitetura, etc. É uma espécie de museu no qual a própria arquitetura da sala já faz parte da história. Esse vídeo mostra como é este andar:
No caminho para o próximo elevador, que te leva para o 86º andar, você vai ser parado para tirar uma foto em um fundo verde. O fundo é dessa cor para que o Empire State seja colocado ali digitalmente. Quando você sair do observatório, pode ver como ficou a foto impressa e comprar se quiser.
No 86º andar, você estará na área aberta do observatório. Lá você tem uma vista panorâmica da cidade e pode tirar fotos incríveis! Todo o andar é cercado por grades para a segurança dos visitantes, mas ainda assim dá pra tirar fotos ótimas. Dica importante! Se você visitar o prédio no inverno, esteja bem agasalhado, porque fica muuuito frio.
A vista é realmente sem igual. O Empire State Fica bem no centro de Manhattan, entre a 33rd e 34th St., então você terá vistas incríveis de um dos skylines mais famosos do mundo. Esse vídeo mostra como é o 86º andar:
Se assim quiser, você pode pagar um valor extra para subir até o andar 102, o último do prédio (na verdade, há 103 andares, mas este último é reservado apenas para celebridades e ocasiões muito especiais). Você pode comprar o ingresso para o andar 102 dentro do próprio Empire State, nos totens espalhados pelo seu interior.
CURIOSIDADE: Elevadores
Você já parou pra pensar como é a locomoção dentro desses arranha-céus imensos? Atualmente, há 73 elevadores no Empire State Building, mas apenas alguns deles vão até o observatório. A maioria é destinada para os andares que ficam entre o lobby e o observatório, onde ficam os escritórios. O que nós, visitantes, usamos para visitar o prédio, vão direto do 2º andar para 80º, e levam menos de 1 minuto para fazê-lo!
Qual o melhor horário para visitar o Empire State Building?
Na minha opinião sincera, vai depender do seu objetivo. Se for só curtir, eu diria para ir à noite. Se for tirar fotos para postar nas redes sociais, vai depender da câmera que você tem. É lindo ver Nova York de cima à noite, mas se a sua câmera não é muito boa, as fotos vão ficar bem ruins no escuro, só com uns pontinhos de luz. Então para quem vai usar a câmera do celular e tem um celular com uma câmera mais ou menos, eu diria para visitá-lo de dia.
FUNCIONAMENTO DO OBSERVATÓRIO
Horário: das 8h às 2h. O último elevador sobe 1h15.
Dias: todos os dias.
Endereço: 350 5th Ave, New York, NY 10118, EUA
Se está com viagem programada para visitar a Big Apple, não se esqueça de comprar seus ingressos com antecedência! Compre ingressos para o Empire State Building aqui e para o CityPASS aqui.
Tem alguma pergunta? Quer compartilhar sua experiência? Deixe seu comentário abaixo e ajude outros viajantes!
Escrito por Natália Grandi, jornalista e tradutora que ama conhecer novas culturas e viajar, seja com os livros ou com a mochila nas costas. É criadora de Conteúdo no WePlann.