Top 10: o que você não pode perder em San Francisco!
Há décadas, San Francisco conquista admiradores ao redor do mundo através das dezenas músicas e filmes sobre a cidade. As casinhas de arquitetura vitoriana, os bondes elétricos e, é claro, a emblemática Golden Gate Bridge revelam um pedacinho de ‘Frisco’ a quem assiste a Uma babá quase perfeita, Patch Adams, À procura da felicidade, Diário de uma princesa, X-men 3…. Mas, quando se fala de San Francisco, se fala de diversidade: de pessoas, de culturas e de coisas para fazer! Além de conferir nossos roteiros de 1 dia, 3 dias e 7 dias, confira nosso top 10 do que você não pode perder se viajar a San Francisco.
1. Fisherman’s Warf e o Pier 39
É a zona mais visitada da cidade e vai do Pier 35 ao Maritime Park. Cheia de lojas, cafés, bares, sorveterias, restaurantes charmosos e artistas de rua, é perfeita para quem procura comprar souvenirs, provar uns mariscos frescos ou apenas passear e aproveitar o clima local. O coração de Fisherman’s Warf é o Pier 39, reduto das lojinhas para turistas e onde você pode ver leões marinhos descansando ao sol.
2. Alcatraz
A ilha ficou conhecida por ter sido o presídio federal mais seguro dos Estados Unidos e chegou a abrigar personagens tão icônicos quanto Al Capone. Você pode visitar Alcatraz, contemplar o famoso farol e até passear pelos corredores e celas da antiga prisão. Vale a pena aprender as curiosidades e absorver toda a história que o local tem a oferecer!
3. Alamo Square
As famosas e coloridas casas de madeira em estilo vitoriano, icônicas na cidade. Na praça Alamo Square, você pode apreciar todo o charme dessas construções típicas do século XIX e ainda desfrutar de uma vista fantástica do centro da cidade ao fundo. Imperdível para experimentar o autêntico espírito de San Francisco.
4. Golden Gate Park
Você sabia que o Golden Gate Park é maior até mesmo do que o mundialmente conhecido Central Park, de Nova York? São mais de 4 km² de área verde. O parque recebe cerca 13 milhões de visitantes por ano e lá você vai encontrar muito o que visitar: a California Academy of Science, o Museu Young, o Jardim Japonês, o moinho Dutch Windmill, Conservatory of Flowers, campos de golf, de tênis… ufa! Se você tiver tempo, vale a pena reservar um dia para explorar tudo o que o Golden Gate Park tem a oferecer. Caso esteja de passagem, selecione apenas as atrações que não quer perder, mas não deixe de conhecer ao menos um pedacinho desse enorme complexo de natureza e lazer.
5. Bairro de Castro
Castro era, de início, uma comunidade de imigrantes vindos do norte da Europa conhecida como ‘Little Scandinavia’. Transformou-se em um da classe operária irlandesa e, hoje, é um símbolo da comunidade homossexual em San Francisco! Basta explorar as ruas, as cores e a história desse rico e peculiar bairro para entender porque San Francisco é tão famosa pela diversidade. Se quiser aprender tudo sobre a região, você pode optar por fazer um tour guiado por Castro.
6. Chinatown
Fundada com a chegada dos primeiros imigrantes no século XIX, Chinatown tornou-se um efervescente reduto de comércio e cultura chinesa na cidade. Hoje, mais turística do que residencial, a região atrai visitantes com os restaurantes típicos, mercados locais, antiguidades, artesãos e atrações como Chinatown Gate e a conhecida igreja Old St. Mary’s. Os amantes da gastronomia não podem deixar de descobrir os sabores de Chinatown com um tour por lá!
7. North beach e Little Italy
O bairro de North Beach abriga a comunidade italiana de San Francisco, conhecida como Little Italy. Não precisa nem dizer que a região é uma explosão culinária! Passeando pelo bairro, você pode se deliciar com cappuccinos, chocolates, bolos, pizzas e muito mais. Aos finais de semana, o forte é a Little Italy Farmer’s Market, uma feira de rua com autênticos produtos italianos. A mistura entre Itália e Estados Unidos é digna de ser – literalmente – experimentada.
8. Union Square
É o coração do distrito financeiro de ‘Frisco’ e fica no centro da cidade baixa. Union Square é um prato cheio para quem gosta de compras! Lá você encontrará lojas como Macy’s, Armani, Apple, Sephora, Dior, Levi’s e muitas (acredite, muitas) outras. Se você não abre mão das sacolinhas de loja, não deixe de passar por lá.
9. Napa Valley
Aos amantes dos vinhos e da natureza, os vinhedos e montanhas tão próximos do centro urbano de San Francisco é uma parada obrigatória. As vinícolas revelam a história interessantíssima do local e ainda oferecem degustações! Para ter a melhor das vistas, considere sobrevoar as colinas verdes em um balão de ar quente. Dá pra ficar melhor?
10. Golden Gate Bridge
A essa altura, você já tem certeza que San Francisco vai muito além do que a paisagem de cartão postal com a ponte vermelha: mas tem como perder a chance de vê-la de pertinho? Para fechar com chave de ouro, nada melhor do que viajar para ‘the city by the bay’ e conhecer a Golden Gate Bridge. A ponte pode ser vista de vários pontos da cidade em passeios de carro, bicicleta, segway… para uma vista verdadeiramente incrível, você pode experimentar um tour de helicóptero ou navegar de veleiro pelas águas da Baía. Imagina só a paisagem ao pôr do sol!
Encantou-se por San Francisco? Confira todos os plannos que você pode fazer na cidade!
Escrito por Lígia Leite, paulistana viajante apaixonada por Jornalismo, música e ver o mundo. É criadora de Conteúdo no WePlann.