Roteiro: uma semana em San Francisco
Neblina, uma das pontes mais famosas do mundo, casinhas vitorianas… Você com certeza já viu esses ícones de San Francisco em fotos e filmes. Mas a cidade é muito mais do que isso! Confira um roteiro de 7 dias na Fog City para que você aproveite o melhor dela na sua viagem! (Veja também o roteiro de 1 dia e o de 3 dias)
Dia 1
Manhã e Tarde
Que tal começar pelo cartão postal de San Francisco? Alugue uma bicicleta, faça um tour pela Golden Gate e siga pedalando pela costa, parando em todos os mirantes e lugares que achar bonitos. Quando cruzar a ponte, entre no bairro de Sausalito e conheça as lojas, galerias de arte e restaurantes que ele tem para oferecer. O bom de ir de bicicleta é que você tem liberdade para escolher os pontos que quer visitar. Você pode também passear com calma no Presidio Park e visitar o Palace of Fine Arts e o Exploratorium Museum.
Palace of Fine Arts (Foto: Flickr | CC BY-NC-SA 2.0 | Agustin Rafael Reyes)
Noite
Visite um dos bairros mais bonitos da cidade, o Marina District. Você pode jantar na Chestnut Street, que é uma das ruas mais baladas, e terminar o dia em um dos vários barzinhos e lojas que existem por lá.
Marina District (Foto: Flickr | CC BY-NC-SA 2.0 | Adam Fagen)
Dia 2
Manhã
Compre um ferry que sai do Pier 33 e faça o tour guiado pela Ilha de Alcatraz, conhecendo todos os cantos dela e, é claro, a atração principal, a prisão de Alcatraz. Você terá uma vista privilegiada da Golden Gate e da Bay Bridge e conhecerá a história da ilha que abrigou Al Capone.
Alcatraz (Foto: Flickr | CC BY-NC 2.0 | Kyle Mahan)
Tarde
Voltando para San Francisco, você estará ao lado de uma das áreas mais típicas da cidade. Comece o passeio provando chocolates na Ghirardelli Square, praça na qual foi aberta a primeira fábrica dos chocolates de Ghirardelli, e siga para a Fisherman’s Wharf, que além de lojinhas e restaurantes, tem também galerias de arte e museus. Você pode visitar o parque aquático de San Francisco, o Museu Marítimo e ir ao Pier 39, um complexo turístico bem famoso que vale a pena pelos leões-marinhos que ficam lá tomando banho de sol.
Ghirardelli Square (Foto: Flickr | CC BY-NC 2.0 | Andrew Schaefer)
Tarde e Noite
No final da tarde, pare no Pier 7 para tirar lindas fotos e siga para o Ferry Building, um mercado que é ideal para fechar seu dia com uma experiência gastronômica única. Delicie-se com os pratos e tome um bom vinho pra acompanhar. O Ferry Building fica todo iluminado e perfeito para tirar fotos durante a noite.
Foto: Flickr | (CC BY-NC 2.0) | Thomas Hawk
Dia 3
Manhã
Comece o dia visitando a praça do Civic Center, que tem uma paisagem marcante e abriga a prefeitura de San Francisco, o City Hall (que é aberto para visitas). Você pode dar uma passada na biblioteca pública da cidade, no Museu de Arte Asiática, na Ópera e na Sinfonia de San Francisco. Siga para a Alamo Square, que fica em frente às Painted Ladies, casinhas vitorianas fofas de cores diferentes que são ícone da cidade.
City Hall (Foto: Flickr | CC BY-NC 2.0 | Thomas Hawk)
Tarde e Noite
Hora de visitar a região mais colorida de San Francisco. Essa é a sua chance de pegar um bondinho, uma das atividades típicas de San Francisco, e ir até Castro, um dos centros de ativismo liberal do país que é hoje conhecido como o bairro gay da cidade. Visite as lojas para conhecer uma cultura totalmente única e liberal e não deixe de conhecer o Castro Theater, o mais clássico cinema do bairro. Suba até o Twin Peaks para ter uma vista sensacional da cidade e termine o dia jantando em um dos bares ou restaurantes super cool de Castro.
Vista do Twin Peaks (Foto: Flickr | CC BY-NC 2.0 | Forrest Tanaka)
Dia 4
Manhã e Tarde
Os Estados Unidos têm mais de uma Chinatown, mas a de San Francisco é a mais antiga e tradicional de todas. Passeie pela região para ir conhecendo as lojinhas e apreciando a decoração típica da China. Visite a Old Saint Mary’s Church, igreja construída pela comunidade de chineses da cidade, o Tien Hau Temple, um templo um pouco escondido que fica no 4ª andar de um prédio da região, a Golden Gate Fortune Cookie Factory, uma fábrica de biscoitinhos da sorte na qual você pode ver como eles são produzidos, e a Vital Leaf, uma loja que te permite degustar vários tipos de chá, e de graça!
Foto: Flickr | CC BY-NC-SA 2.0 | susan magnolia
Tarde e Noite
Saindo de um ambiente típico e indo para outro, é hora de visitar North Beach, chamada também de Little Italy, e conhecer o lado italiano de San Francisco. Nesse bairro descolado, você vai encontrar vários estabelecimentos voltados para a cultura e culinária italianas. Visite as livrarias, o Little Vine (mercado de vinhos e gostosuras típicas) e suba a escadaria que leva à Coit Tower. Você terá uma das melhores vistas da cidade! Também vale a pena dar uma olhada no andar térreo da torre, que conta com pinturas sobre a Grande Depressão.
Little Italy (Foto: Flickr | CC BY-NC 2.0 | Brian Geller)
Dia 5
Manhã e Tarde
O Golden Gate Park é um parque lindo e enorme que oferece várias atividades diferentes. Dá pra passar um dia inteiro nele descobrindo tudo. Dentre as coisas que você pode fazer estão visitar o seu Jardim Botânico; o Conservatório de Flores e o jardim que fica à sua frente; o Japanese Tea Garden, uma opção perfeita para quem gosta de cultura e arquitetura japonesa; o Museu De Young, museu de arte que tem até mesmo um mirante no topo; e, claro, passear tirando várias fotos para, quem sabe, fazer um piquenique mais tarde.
Noite
Um lugar que você não pode deixar de visitar no Golden Gate Park é a California Academy of Sciences, e lá tem um programa incrível que pode ser feito à noite: um tour guiado que passa pelas selvas tropicais, por todas as maravilhas desse museu interativo e te dá acesso também ao espetáculo Planetarium. E o melhor de tudo, além de ciência, o tour conta com música, entretenimento e um open bar de canapés e coquetéis.
California Academy of Sciences (Foto: Flickr | CC BY-NC 2.0 | Daniel Parks)
Dia 6
Manhã e Tarde
Dia de explorar o histórico Parque Nacional de Yosemite! O parque fica algumas horas distante de San Francisco, então uma excursão completa dura em torno de 12h. Você conhecerá as cataratas, sequoias gigantes e incríveis penhascos. A excursão sai às 6h e você levará cerca de 3h30 para chegar lá. Essa é uma maravilha natural que é realmente de encher os olhos!
Foto: Flickr | CC BY-NC-SA 2.0 | vinylmeister
Noite
Chegando a San Francisco, aproveite o final da tarde e a noite para fazer compras na Union Square, o lugar ideal para os shopaholics. Lojas de departamento, como Saks Fifth Avenue e Macy’s, e boutiques de grife, como Kate Spade e Michael Kors, são algumas das coisas que você encontra por lá. Para finalizar o dia, você pode jantar na Cheesecake Factory da Union Square ou ir à Haight Street, uma rua bem descolada cheia de cafés, brechós e lojas bacanas. Lá você pode ver a casa do Jimmy Hendrix, a Jammin on Haight, uma loja de tie die, e ir à cervejaria Magnolia.
Haight Street (Foto: Flickr | CC BY-NC 2.0 | Daniel Hoherd)
Dia 7
Manhã
Reserve o último dia para uma excursão em uma cidade próxima a San Francisco. Uma boa opção é Napa Valley, a região vinícola mais conhecida da Califórnia. Se você tiver pique para acordar cedo, faça o passeio de balão e sobrevoe essa região enquanto assiste ao nascer do sol.
Tarde e Noite
Você pode parar no vinhedo V. Sattui, um lugar lindo, cheio de flores e construções belíssimas no qual você pode degustar vinhos. No caminho de volta a San Francisco, faça uma parada em Yountville, cidadezinha que é uma graça e tem várias padarias com comidinhas gostosas.
Escrito por Natália Grandi, jornalista e tradutora que ama conhecer novas culturas e viajar, seja com os livros ou com a mochila nas costas. É criadora de Conteúdo no WePlann.
Olá, Natália
Em que mês foi feito esse roteiro ?
Estarei em SF de 25/12 a 3/1.
Quero ter uma idéia dos tempos gastos em cada lugar e onde é preferível passear à noite por conta de escurecer cedo e as lojas estarem fechadas muito cedo de manhã. A idéia é sair 8 do hotel.
Obrigada !
Olá Aline! Foi feito em Novembro, como é inverno, é perfeito para sua viagem. (: